Zumba – Por que você deve fazer essa atividade física?

By | outubro 28, 2014

Criada na década de 90 pelo colombiano Beto Perez, a zumba é uma prática que mistura exercícios aeróbicos tradicionais com os movimentos de danças latinas e internacionais.

As aulas de dança são fáceis de fazer, tranquilas, e todos sentem-se à vontade para realizar os movimentos e nem percebem que estão queimando calorias e entrando em forma.

Os ritmos são variados: vão desde o hip hop, o flamenco e a dança do ventre, passando pela salsa e o merengue. O gasto calórico é bem grande! Uma aula de 45 minutos pode fazer com que se gaste até 1000 calorias, dependendo da intensidade dos movimentos.

Receba todas as semanas diversas dicas sobre saúde e beleza da mulher:

Entregue por FeedBurner

As coreografias alternam movimentos rápidos e lentos e o que é animador é que não é necessário que o aluno tenha grandes habilidades de dança ou grande condicionamento físico. Basta ter disposição e vontade de participar.

Os instrutores são animados e as coreografias são bem fáceis de seguir; o aluno consegue perder calorias e divertir-se ao mesmo tempo, o que é ótimo.

Antes de continuar comentando sobre o cardápio da dieta dukan, a esquerda do título e no final deste artigo há um BUSCADOR e nele você pode está procurando em nosso blog todos os assuntos relacionados a Saúde e Beleza feminina. 

Conheça os benefícios da zumba

  • Zumba é bom para perda de peso? 

Numa aula de zumba você pula e se movimenta por cerca de 45min a 1h (tempo médio de aula). Mesmo se você sair para dançar em uma boate por 45 minutos contínuos você vai queimar calorias. 

Sendo uma combinação de latim com atividade física aeróbica com a resistência de seu próprio peso corporal. Se o treino é combinado com uma dieta saudável e equilibrada, dentro dos limites razoáveis ​​de calorias então o Zumba pode ajudar a emagrecer. 

Um erro comum que muitas mulheres tendem a fazer é assumir que elas usam uma média de 800 kcal com a atividade física e depois acredita que elas podem consumir muitas calorias. É por isso que o emagrecimento não ocorre para muitas mulheres conforme  desejado. 

Além de ajudar a perder peso, a zumba ainda ajuda a melhorar o sistema cardiovascular, a coordenação motora e até mesmo o bom humor.

  • Zumba e a coordenação motora

A boa notícia é que a zumba também consegue desenvolver e melhorar a coordenação motora. Isso porque é um exercício aeróbico, com intervalos e alterações na intensidade dos movimentos, o que faz com que a coordenação motora e o equilíbrio corporal logo sejam sentidos.

Misturando vários ritmos latinos, a zumba consegue atuar em nosso cérebro, melhorando a coordenação motora, equilíbrio e a consciência corporal. Além disso, os reflexos ficam bem mais rápidos.

  • Zumba e a saúde dos ossos

A zumba  é ótima para a manutenção da boa postura, movimentando pernas, quadris, panturrilhas, cintura, braços e abdômen. Ou seja, movimenta o corpo todo.  

A prática regular das aulas consegue aumentar o condicionamento físico, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, além de fortalecer os ossos e os músculos.

Com o fortalecimento dos ossos, consequentemente a perda óssea é retardada e até mesmo evitada, o que traz uma melhora muito grande para a qualidade de vida.

Os ossos e músculos das pernas e quadris ficam bem fortalecidos com a prática da zumba, mas o corpo todo consegue beneficiar-se.

Isso é ótimo, principalmente para as mulheres que costumam sofrer de osteoporose na fase da menopausa e pós-menopausa.

Até mesmo as gestantes e os idosos podem participar das aulas. Para esses, tanto os movimentos como a intensidade são reduzidos, mas nada impede que realizem as aulas.

No caso dos idosos, estes também conseguem uma melhor qualidade de vida, já que o fortalecimento dos ossos e músculos consegue melhorar bastante sua mobilidade e seu equilíbrio corporal, além de evitar e reduzir as frequentes quedas a que muitos ficam sujeitos.

  • Zumba e os idoso – Podem ser amigos?

Até mesmo quem tem mais idade pode beneficiar-se com as aulas de zumba, uma vez que os movimentos podem ser feitos por pessoas de qualquer idade, não há contra indicações.

A zumba  melhora da coordenação motora e consegue dar-lhes mais autonomia, além de trazer grande aumento em sua independência e auto estima.

Os membros inferiores ficam mais fortalecidos, e a pessoa consegue fazer movimentos como andar, sentar e levantar, com muito mais facilidade. Isso no caso dos idosos, é altamente benéfico, com certeza. 

  • Zumba com step

Ultimamente tem aparecido outra nova modalidade, que é a zumba com step. Esse tipo de modalidade traz mais impacto para a coluna e joelhos, portanto quem quer iniciar essa nova prática, convém fazer um avaliação física com o médico para verificar qualquer inconveniente que possa haver.

  • Sessões de zumba

Os ritmos também são progressivos, ou seja, a aula começa com uma música bem lenta e no decorrer da sessão o ritmo vai aumentando pouco a pouco.

As coreografias envolvem o movimento de braços, pernas, agachamentos e até abdominais. Contudo, são movimentos de baixo impacto, bem fáceis de aprender, e podem ser feitos por pessoas de qualquer idade e condicionamento físico.

  • Zumba é para mim? 

Se você gosta de alta energia, música motivadora, e gostaria de experimentar movimentos únicos e combinações, Zumba pode ser o seu bilhete para a área fitness. Com milhares de instrutores de Zumba em todo o mundo, localizar uma aula de Zumba deve ser fácil.

Uma única sessão de Zumba varia no custo, mas a média de aulas mensais fica em torno de R$60 a R$80, mas vale apena dar uma conferida nas academias mais próximas. Se você preferir ficar em casa e fazer essa atividade física, tem o DVD de vídeos que também estão disponíveis para compra.

Considerações finais

Um dos motivos do grande sucesso da zumba entre os adeptos é que não existe a sensação de estar se praticando um exercício repetitivo e monótono, mas sim a de estar dançando e se divertindo, o que faz que a pessoa queira praticar mais e mais vezes.

Os efeitos para o corpo e para a mente logo começam a ser notados. A perda de peso começa a acontecer, e os praticantes conseguem melhorar a auto estima e até o humor, já que o organismo consegue produzir  endorfinas, capazes de trazer grande bem estar ao aluno.

Então, procure logo uma academia perto de você e comece a exercitar-se através desse ritmo tão alegre e contagioso, que é a zumba.

Gostou do artigo? Faltou alguma informação? Deixe seu comentário!

OBS.: CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER.

DESEJA SABER MAIS SOBRE SAÚDE E BELEZA FEMININA? PESQUISE AQUI!!!

2 thoughts on “Zumba – Por que você deve fazer essa atividade física?

  1. ClaraSol

    Boa noite Adriano .
    Olha que esta dança mexe com todo o corpo.
    Já dancei e quando terminei estava morta, mas é muito bom para perder calorias.
    Eu recomendo que faça pelo menos umas duas horas, vai ficar acabada de cansada, mas o resultado é nota mil.
    Grata por compartilhar e indique-me sempre, pois sempre tenho tempo para os amigos.
    Abraços sempre.
    ClaraSol.

    1. Adrianooliveira Post author

      Olá Clara,

      A zumba é uma excelente forma de fazer atividade física, pois a diversão está garantida. Queimar calorias dançando é incrível.

      É com imenso prazer recebê-la em nosso site.

Comments are closed.