nav-left cat-right
cat-right

Yacon, por que esse alimento conquistou os brasileiros?

Muito parecida com a batata doce, a batata Yacon pode ser encontrada facilmente em redes de supermercados e feiras livres.

A Yacon é um tubérculo originário dos Andes, e já tem conquistado o paladar dos brasileiros, tanto pelo seu gostinho agradável e adocicado (semelhante ao melão e à pera), quanto pelos inúmeros benefícios que este alimento traz para a saúde.

Dicas Saúde da Mulher apresenta quais são alguns desses benefícios? Em primeiro lugar, há que se mencionar que as propriedades do tubérculo ainda são alvos de estudos, porém vamos listar alguns benefícios já observados por quem consume a Yacon.

Figura 01: Yacon, a batata que ajuda a controlar os índices glicêmicos

A batata Yacon ajuda nos controles dos índices glicêmicos, sendo bastante utilizada por pacientes com diabetes tipo 2. O motivo disso é que o carboidrato presente na Yacon é digerido lentamente pelo organismo, o que impede o aumento súbito da glicemia e os consequentes picos de insulina.

Além disso, o consumo do tubérculo traz uma sensação de saciedade no organismo; reduz os índices de colesterol e é rico em fibras, combatendo  as prisões de ventre e  ajuda o bom funcionamento intestinal, entre outros benefícios.

Também é um alimento rico em potássio e magnésio. É indicado para prevenir doenças cardiovasculares e regular a pressão arterial.

A Yacon ainda é um carboidrato de baixa caloria (quase metade das calorias de uma batata simples), portanto pode ser utilizada sem receio por aqueles que estão em processos de emagrecimento.

É rica em água (a palavra “yacon” significa água, na linguagem indígena), daí a sensação de saciedade que provoca no organismo.

A batata Yacon, diferente da batata comum que é ingerida cozida, pode ser utilizada crua em saladas e carnes, ou adicionada em sucos e vitaminas, por exemplo, já que tem o gosto similar ao do melão.

Figura 02: Farinha de yacon

O tubérculo também já é apresentado em forma de farinha, podendo ser utilizado no preparo de bolos, biscoitos e tortas.

Há também a comercialização do chá  feito das folhas da Yacon, mas seus efeitos ainda estão sendo estudados, e deve ser consumido com cautela.

Mesmo tratando-se de um alimento com poucas calorias, é recomendado que se consuma a Yacon sem exageros, de forma que se mantenham os benefícios já mencionados e não ocorra um aumento no peso corporal. Segundo os nutricionistas, o ideal é que se consuma diariamente o equivalente a 1 batata média ou 2 colheres de sopa da farinha.

É importante  sempre  consultar o médico quanto o uso da batata Yacon, no caso de pacientes portadores de diabetes. Também, nunca se deve deixar de tomar os medicamentos habituais de controle da doença, sem a orientação expressa de um especialista.

Sem dúvida, a alimentação equilibrada presta um excelente benefício na manutenção da saúde, mas o acompanhamento médico nunca deve ser descartado, principalmente para quem sofre de alguma doença crônica.

Glaucia Pastores, pesquisadora da Unicamp, comenta sobre os benefícios da Yacon

 



CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER:

Entregue por FeedBurner

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>