Scroll Top

CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER.

Cereais Integrais

Linhaça – Você deve ter esse cereal integral no seu cardápio?

A linhaça está fazendo parte do cardápio de muitas pessoas e muitas delas não conhecem esse grão. Será que você deve colocar em seu cardápio?

Facebook Twitter Google+ WhatsApp

Alguns chamam de um dos alimentos vegetais mais poderosos do planeta. Há alguma evidência de que pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer, acidente vascular cerebral e diabetes. Isso não é uma tarefa difícil para uma pequena semente como é a de linhaça.

A linhaça foi cultivada na Babilônia, já em 3000 A.C. No século 8, o rei Carlos Magno acreditou tão fortemente nos benefícios da semente de linhaça para a saúde que aprovou leis que exigiam que seus súditos a consumissem.

Agora, treze séculos mais tarde, alguns especialistas dizem que temos uma pesquisa preliminar para respaldar o que o rei suspeitava.

A linhaça é encontrada em quase todos os tipos de alimentos de hoje desde biscoitos a aveias compostas.

Não só a demanda do consumidor por linhaça tem crescido, o uso agrícola também aumentou. A linhaça é o alimento usado para alimentar todas aquelas galinhas que estão colocando ovos com altos níveis de ômega 3, os ácidos graxos.

Antes de comentar sobre a linhaça, a esquerda do título deste artigo há um BUSCADOR e nele você pode está procurando em nosso blog todos os assuntos relacionados a Saúde e Beleza feminina. 

A linhaça deve a sua reputação saudável para três principais componentes: 

  • Rico em Ômega 3

Cada colher de sopa da semente de linhaça moída contém cerca de 1,8 gramas de vegetal ômega-3. Este é um tipo de gordura saudável e muito importante, principalmente, para a saúde do coração.

Cabe ressaltar que o ômega 3 se manifesta de duas maneiras no sistema cardiovascular. A primeira age de forma a reduzir a atividade das plaquetas (muito importante para evitar os coágulos) e a atua na diminuição do triglicerídeos (gordura ruim para o organismo). 

Já a segunda função do ômega 3 no organismo é que essa substância auxilia na estabilização da parte elétrica do coração e isto é muito importante para reduzir ou eliminar as arritmias cardíacas. 

  • A linhaça é rica em lignanas,

A linhaça contém 75-800 vezes mais lignanas que outros alimentos vegetais. As lignanas são substâncias que associam-se ao estrógeno impossibilitando de exercer seus efeitos.

É importante salientar que o estrógeno é um hormônio cuja função é disseminativa, ou seja, em altas quantidades amplia o risco de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres, como por exemplo, o de mama.

Outro benefício da lignana está relacionado com a menopausa. Como a estrutura química desta substância é semelhante a do estrogéno, a lignana auxilia na prevenção dos sintomas e incovenientes da menopausa. 

  • Fibra

A linhaça contém ambos os tipos, solúveis e insolúveis. Considera uma fibra do tipo solúvel, quando na presença da água forma uma substância gelatinosa que envolve a gordura impedindo a sua absorção. E a do tipo insolúvel é aquela que não absorve água, porém acelera a atividade do intestino o que ajuda a evitar a prisão de ventre.

Outro beneficio das fibras é que ela auxilia no bom funcionamento do trânsito intestinal e assim influencia, beneficamente, nas taxas de glicose e colesterol. 

Os benefícios da linhaça para a saúde 

Uma pesquisa indica que a linhaça pode reduzir os riscos de certos tipos de cânceres, bem como doenças cardiovasculares e doença pulmonar. 

  • Câncer 

Estudos recentes têm sugerido que a linhaça pode ter um efeito protetor contra o câncer de mama e câncer de cólon. Pelo menos dois dos componentes de linhaça contribui para isto.

Em estudos com animais, uma substância presente na semente de linhaça, chamado ALA, inibiu a incidência de tumores e o crescimento deles. 

As lignanas presentes na semente de linhaça podem fornecer proteção contra os cânceres que são sensíveis aos hormônios, sem interferir com as tamoxifeno, droga contra o câncer de mama.

Alguns estudos ainda têm sugerido que a exposição à lignanas durante a adolescência ajuda a reduzir o risco de câncer de mama e também pode aumentar a sobrevida de pacientes com câncer de mama. 

Outra substância presente na linhaça é o linhanos, este  ajuda a proteger contra o cancro, bloqueando enzimas que estão envolvidas no metabolismo do hormônio e interfere no crescimento e proliferação de células tumorais.

Alguns dos outros componentes presentes na linhaça também têm propriedades antioxidantes, que podem contribuir para a proteção contra o câncer e doenças cardíacas. 

  • Doenças Cardiovasculares 

O ômega 3 presente na linhaça ajuda o sistema cardiovascular através de vários mecanismos diferentes, incluindo ação anti-inflamatória e normaliza os batimentos cardíacos.

Uma nova pesquisa também sugere efeitos de redução da pressão arterial significativas da linhaça. Esses efeitos podem ser devido a ambos os ácidos gordos, ômega 3, bem como os grupos de aminoácidos encontrados na linhaça.

Informações importantes

Essas informações são muito importante, então leia com muito atenção!!!

  • Características da linhaça

Muitas mulheres não sabem, mas a linhaça apresenta algumas propriedades muito interessante e que pode ajudar a obter uma vida saudável. A linhaça tem propriedades antiflamatórias, ajuda na cicatrização, antiespasmódica e tem ação laxante. 

  • Efeitos colaterais

Apesar de ser benéfica para a nossa saúde, o consumo excessivo pode trazer algumas consequências para o organismo, como por exemplo: constipação ou diarreia. 

  • Quem não deve ingerir a linhaça?

Não é pelo fato da linhaça ser considerada um super alimento que qualquer pessoas deve coloca-la em seu cardápio diário. Mulheres que estão gestante, lactentes, pessoas com oclusão intestinal, irritação do intestino, não devem fazer uso da linhaça. 

Considerações Finais:  

Neste artigo fizemos um excelente comentário sobre a linhaça. Acreditamos que este post vai lhe ajudar a conhecer mais sobre a linhaça. 

Gostou do artigo? Então comente e compartilha!

Deseja saber mais dicas sobre Saúde e Beleza feminina? Então vá lá em nosso buscador e aprenda mais. 

OBS.: CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER.

Facebook Twitter Google+ WhatsApp

CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER.