Scroll Top

CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER.

Dukan

Fases da dieta dukan – Conheça cada uma delas

As fases da dieta dukan apresenta suas peculiaridades e conhecer cada uma delas é o deve de quem faz essa dieta. Fique por dentro das fazer da dukan.

Sentir-se bem consigo mesma é a coisa mais importante que podemos querer para nossas vidas. Quando estamos com a saúde em dia e cuidando dos números na balança, a sensação de bem estar é inevitável.

Uma das dietas que faz muito sucesso entre famosos e até na realeza britânica é a Dieta Dukan. Não sei se você já ouviu falar sobre ela, mas saiba que o seu propósito é te fazer emagrecer sem sentir fome.

Está dieta está dividida em 4 etapas – Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização, a dieta Dukan foi criada por um médico francês.

Hoje, com milhares de praticantes espalhados pelo mundo, a dieta dukan pode ser a melhor maneira para te fazer perder peso com saúde e sem passar fome. Dos tipos de alimentos permitidos nessa dieta, a proteína é o principal. 

Conheça as fases da dieta dukan

> Primeira Etapa – Fase de Ataque

A fase denominada Ataque, como vimos anteriormente, é a primeira da Dieta Dukan. Ela vai preparar o seu corpo para a próxima etapa e é realizada num curto período de tempo.

É imprescindível que essa fase seja respeitada. Então mantenha uma disciplina rigorosa. Pois, qualquer deslize ou quebra das regras, fará com que haja uma diminuição nos efeitos que você deseja.

  • Quantos dias dura a Fase de Ataque

Normalmente a fase de Ataque tem duração que pode variar de 2 a 7 dias. Há quem necessite de algo mais rigoroso e nestes casos, essa etapa pode alcançar até 10 dias. Todavia, é imprescindível o consentimento e acompanhamento de um médico especialista.

  • Quais os alimentos permitidos

Como foi dito anteriormente, a Dieta Dukan é uma forma de perder peso sem sentir fome. Então, os alimentos permitidos para cada fase podem ser ingeridos à vontade, com apenas algumas e pontuais exceções – ovos e farelo de aveia.

No caso de pessoas que possuem colesterol alto, os ovos devem ser consumidos sem gema e não mais que 4 ovos na semana.

Diversos são os alimentos permitidos, mas aqui eu vou listar apenas alguns. Para ver a lista completa, basta acessar o site oficial da Dieta Dukan. Você pode ingerir:

– Aves sem pele

– Peixes

– Presunto magro

– Proteínas vegetais

– Carne vermelha – exceção para entrecosto e costela

– Água – mínimo de 1,5 litros por dia

– Chá

– Café

– Vinagre

– Especiarias

– Ervas

– Cebola para temperar

– Gelatina Zero

– Leite desnatado

– Queijo Cottage

– Iogurte natural

– Dentre muitos outros.

  • Pontos que você não pode esquecer

A Dieta Dukan permite que você se alimente de diversos tipos de comida. Assim, você deve saber que jamais é permitido ingerir qualquer alimento que não conste na lista oficial da dieta. As Frutoses estão terminantemente proibidas!

Realizar caminhas com duração de 20 a 30 minutos é algo mais do que indicado, é necessário para a sua saúde e aceleração do processo.

> Fase Cruzeiro – O segundo degrau da dieta dukan

Criada por um médico francês e aderida pela princesa inglesa Kate Middleton, a Dieta Dukan possibilita perder peso sem sentir fome. Te interessou? É isso mesmo, você não leu errado!

Essa dieta consegue fazer com que você alcance o peso desejado, mas sem sofrer. Isso explica e muito o “por que” de muitas pessoas por todo o mundo terem adotado esse método.

É muito provável que, se você está lendo sobre a fase cruzeiro, é porque já leu ou pesquisou sobre a dieta Dukan. Assim, você já tem alguma noção dos objetivos e dinâmica desta dieta.

A dieta dukan é dividida em fases: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização, tal maneira para perder peso mantém você com saúde.

  • Fique por dentro 

Depois que você passa pelo primeiro nível da Dieta Dukan – Ataque, onde seu corpo é apresentado e tem de se acostumar com o seu novo cardápio, vem a fase Cruzeiro.

É nesta segunda etapa que você vai conquistar o peso ideal e o corpo que tanto sonhou – pelo menos se depender da alimentação.

Para todas as etapas existentes, a disciplina e rigor com a dieta, caminhadas e alimentação permitida é o que fará a coisa toda acontecer. Por isso, seja firme consigo mesma e mantenha-se na linha.

  • Alimentação na fase Cruzeiro

Nesta segunda etapa da dieta, fase cruzeiro, será introduzida a sua dieta alimentar, legumes e verduras. Você vai perder peso de forma mais lenta, cerca de 1 quilo por semana.

Na etapa Cruzeiro, os novos alimentos permitidos devem ser ingeridos em dias alternados a dias em que a proteína pura será consumida.

  • Cruzeiro PP e Cruzeiro PL

Agora, você irá viver dia de proteínas e legumes, mais conhecido como Cruzeiro PL. E também haverá dias de Cruzeiro PP, ou seja, proteína pura – onde os vegetais estão terminantemente proibidos. Assim, a sua nova rotina será alternar a alimentação diária entre PL e PP.

  • Duração dessa fase

A fase Cruzeiro deve ser mantida, alternando entre PL e PP, até que você alcance o seu peso ideal. Se você quiser, é permitida a opção de fazer 5 dias de PP e depois mais 5 dias de PL, ao invés de fazer a alternância constante de dias.

  • E os legumes, como devo consumi-los?

As verduras e legumes, agora permitidos em dias alternados de proteína pura, podem ser ingeridos sem restrição e como alimentos crus ou cozidos. Você pode comer a qualquer hora do dia e pode temperar os legumes utilizando limão, vinagre, iogurte e mostarda.

  • Exceções para legumes e verduras permitidos

Batata, arroz, milho, ervilha, feijão, lentilha e também o grão de bico não são permitidos entre as verduras e legumes da fase Cruzeiro. O motivo é simples, esses alimentos são ricos em amido. Então, nada de deslizar aqui.

  • Observações Importantes

A partir da etapa 2 da Dieta Dukan – fase Cruzeiro, o azeite de oliva é permitido desde que seja consumida apenas 1 colher por dia.

Todos os alimentos permitidos e que abrem a Dieta Dukan na fase Ataque – primeira etapa, continuam sendo permitidos.

Não deixe de fazer as caminhadas. Elas são importantíssimas em todas as fases da dieta.

Você perceberá que quando começar a fase Cruzeiro, sendo dia PL e depois dia PP, é normal que o seu peso aumente de forma rápida. Não precisa se desesperar. Pois depois de um dia de Cruzeiro PP o peso real será percebido.

Esse ligeiro aumento de peso acontece por causa da retenção de líquidos ocasionada por alguns legumes.

> Fase Consolidação – O terceiro degrau da dieta dukan

Quer emagrecer? Ver os dígitos na balança diminuírem? A Dieta Dukan é uma das mais escolhidas por quem quer perder peso de verdade.

Não adianta fazer loucuras para secar ou se manter no peso ideal se você não tiver saúde. É imprescindível que a saúde e o acompanhamento médico andem lado a lado. E essa é uma das justificativas de tal dieta dar tão certo. Ela faz emagrecer sem fazer mal à saúde.

A Dieta Dukan foi criada com um médico francês e consiste em 4 etapas importantíssimas, são elas: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização.

Para quem quer muito emagrecer, mas não gosta da ideia de sentir fome, essa dieta é excelente. Pois, essa maneira de emagrecer não te deixa com fome. Hoje, vamos ver mais especificamente sobre a etapa 3 –  fase Consolidação.

  • Etapa 3 – Fase Consolidação

Passando pela fase Ataque e seguida pela fase Cruzeiro, o seu corpo já se ambientou e alcançou o peso tão sonhado.

E agora, o que devo fazer para manter o peso conquistado? É muito comum ver pessoas que emagreceram e não conseguiram com que aquele novo corpo se mantivesse para sempre. Por isso, a terceira fase – Consolidação, foi criada para que você emagreça e consolide o seu novo peso.

  • Alimentação na fase Consolidação

É na fase Consolidação que o seu novo peso, ainda instável, irá se consolidar. Agora será introduzida à sua dieta, carboidratos, frutas, queijos e pães integrais.

Quando você chegar à fase de Consolidação, não é mais necessário alternar entre dias de legumes e proteínas com dias de proteína pura. Pois, os legumes e verduras estão livres para consumo. Todavia, pelo menos 1 dia da semana durante toda a vida, você deve ingerir apenas proteína.

  • Duração de execução dessa fase

Para cada quilo que você perdeu, devem ser contado 10 dias. Assim, você saberá quanto tempo irá durar a fase Consolidação. Por exemplo, se 5 quilos foram eliminados, você vai manter-se nessa fase por 50 dias. Depois, a Consolidação é dividida em 2 sub etapas – 25 dias e 25 dias.

  • Primeira Etapa da Fase Consolidação

Nessa primeira fase, ou nos primeiros 25 dias – como no nosso exemplo, sua dieta deve ser:

– 1 dia de jantar de gala por semana

– 1 dia de com porção de feculentos (massa, batatas, etc) por semana

– Ingerir pelo menos 1 fruta todos os dias

  • Segunda Etapa da Fase Consolidação                          

Após a primeira fase, sua dieta deverá ser alterada para a segunda fase da etapa de Consolidação. Sendo:

– 2 dias de jantar de gala na semana

– 2 dias com porção de feculentos (massa, batatas, etc) na semana

– Ingerir 2 frutas todos os dias

  • Observações e Exceções

Para o jantar de gala você pode comer qualquer coisa, desde sobremesa até uma taça de vinho. Seja café da manhã, almoço ou jantar, em nenhuma hipótese você pode repetir o prato.

Para as frutas, apenas banana, uva e cereja não são permitidas. Fique de olho no tamanho das frutas, elas devem ser de tamanho médio.

> Fase de estabilização – O quarto degrau da Dieta Dukan

A Dieta Dukan funciona. Muitas pessoas já perderam peso e se sentem muito mais saudáveis seguindo os passos deste programa de emagrecimento que faz sucesso no mundo todo.

O segredo para alcançar os resultados esperados é seguir as regras. A verdade é que esse é um programa muito flexível e por isso, quando estiver difícil, é só esperar a próxima fase chegar.

Se você já está lendo sobre a fase de estabilização é porque está interessado nesta dieta ou ainda melhor: já está chegando neste último passo! Essa é a fase que você irá levar para o seu dia a dia.

É preciso lembrar que o modelo Dukan deve ser seguido como um estilo de vida. Desta maneira, podemos afirmar que é uma dieta que não acaba, porém é incorporada no seu cotidiano.

Veja agora tudo que você irá fazer na fase de estabilização e não deixe de seguir rigorosamente as regras do programa. Assim, certamente você irá conseguir diminuir suas medidas e chegar até o peso que você deseja.

  • Dia da proteína

A proteína está sempre presente nesta dieta. Como você deve imaginar, a ultima etapa, fase de estabilização, também possui uma regra para esse grupo de alimentos. É preciso fazer o “dia da proteína” ao menos uma vez por semana.

Neste dia você deverá ingerir apenas proteína, dentro das opções que a própria dieta oferece. Muitos aderem a quinta-feira com como esse dia. Essa é uma sugestão do próprio criador desta dieta.

  • Exercícios físicos

Sim, como uma boa dieta é preciso atrelar a reeducação alimentar com os exercícios físicos. Nesta última fase você deve se comprometer a fazer caminhadas de 20 minutos ao menos uma vez por dia, todos os dias.

Para otimizar ainda mais os resultados o segredo é explorar as escadas. Utilize-as sempre que possível, assim sua caminhada vai oferecer muito mais benefícios para você ajudando a perder peso e garantir mais saúde.

  • Farelo de aveia

Essa é a última regra. Como você pode ter visto, esse é um passo fácil, mas para chegar até ele você já terá dado ao seu corpo tudo que é necessário para que ele perca peso, mas sem atingir o seu bem estar.

O farelo de aveia tem tudo a ver com a dieta Dukan. Na fase final deste programa é preciso tomar três colheres de farelo de aveia todos os dias. Não deixe esse ingrediente essencial faltar para você!

  • A confiança

A dieta Dukan encantou tantas pessoas o mundo por seu modo simples de reeducar a alimentação. Por isso, o criador acredita que o tempo que você levou para chegar até esse último passo te ensinará a fazer boas escolhas na hora de alimentar-se.

Considerações Finais:

Neste artigo falamos sobre as fases da dieta dukan. Cada fase tem suas peculiaridades referente a alimentação e perda de peso. Esperamos que este artigo possa ter sanado todas as suas dúvidas sobre as fases da dieta dukan.

Facebook Twitter Google+ WhatsApp

CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: