Dieta dukan – O que você precisa saber?
A Dieta Dukan foi criada por Pierre Dukan. Ela é dividida em 4 etapas, chamadas de ataque, transição, consolidação e estabiliza. Conheça essa dieta.
A Dieta Dukan tem esse nome porque foi criada por Pierre Dukan, francês. Ela é dividida em 4 etapas, chamadas de “ataque, transição, consolidação e estabilização”. A base dessa dieta é a ingestão aumentada de proteínas (exclusiva na fase “ataque”) e a exclusão de carboidratos e gorduras.
Sentir-se bem consigo mesma é a coisa mais importante que podemos querer para nossas vidas. Quando estamos com a saúde em dia e cuidando dos números na balança, a sensação de bem estar é inevitável. Essa dieta é seguida por quem deseja emagrecer com rapidez. Realmente, a perda de peso chega a ser de aproximadamente 5 quilos em apenas 1 mês.
O desafio do emagrecimento é realidade para muitas pessoas atualmente. Para que o peso ideal seja sempre mantido, a trajetória é difícil para qualquer um, já que exige alimentação equilibrada e prática da atividade física. Assim, quando é iniciado o processo da dieta, é entendido que se inicia uma trajetória e que a mesma deve ser seguida com rigor para não ocorrer processo contrário.
A Dieta Dukan tem conseguido muitos simpatizantes, já que aqueles que a fizeram comprovaram uma rápida perda de peso. A popularidade da dieta também deveu-se ao fato de que pessoas famosas aderiram a ela, como a cantora Jennifer Lopez.
Nutricionistas, contudo, têm feito muitas críticas ao método, e a principal delas é que a ingestão exagerada ou exclusiva de proteínas pode causar sérias deficiências nutricionais ao organismo, além de predispô-lo a várias doenças principalmente as doenças cardiovasculares.
Mesmo com as críticas severas de alguns nutricionistas, milhares de pessoas espalhados pelo mundo, vêem na dieta dukan a melhor maneira para perda de peso sem passar fome e de forma rápida. Dos tipos de alimentos permitidos nessa dieta, a proteína é o principal.
Para você conhecer ainda mais sobre a dieta Dukan, nós preparamos esse artigo contento uma explicação sobre cada fase da dieta e o que você pode ou não fazer nela, e então emagrecer todos os quilos que a dieta permite. Além disso desejamos comentar sobre os pós e contra dessa dieta.
Conheça as fases da dieta dukan
> Primeira Etapa – Fase de Ataque
A fase denominada Ataque, como vimos anteriormente, é a primeira da Dieta Dukan. Ela vai preparar o seu corpo para a próxima etapa e é realizada num curto período de tempo.
É imprescindível que essa fase seja respeitada. Então mantenha uma disciplina rigorosa. Pois, qualquer deslize ou quebra das regras, fará com que haja uma diminuição nos efeitos que você deseja.
-
Quantos dias dura a Fase de Ataque
Normalmente a fase de Ataque tem duração que pode variar de 2 a 7 dias. Há quem necessite de algo mais rigoroso e nestes casos, essa etapa pode alcançar até 10 dias. Todavia, é imprescindível o consentimento e acompanhamento de um médico especialista.
-
Quais os alimentos permitidos
Como foi dito anteriormente, a Dieta Dukan é uma forma de perder peso sem sentir fome. Então, os alimentos permitidos para cada fase podem ser ingeridos à vontade, com apenas algumas e pontuais exceções – ovos e farelo de aveia.
No caso de pessoas que possuem colesterol alto, os ovos devem ser consumidos sem gema e não mais que 4 ovos na semana.
Diversos são os alimentos permitidos, mas aqui eu vou listar apenas alguns. Para ver a lista completa, basta acessar o site oficial da Dieta Dukan. Você pode ingerir:
– Aves sem pele
– Peixes
– Presunto magro
– Proteínas vegetais
– Carne vermelha – exceção para entrecosto e costela
– Água – mínimo de 1,5 litros por dia
– Chá
– Café
– Vinagre
– Especiarias
– Ervas
– Cebola para temperar
– Gelatina Zero
– Leite desnatado
– Queijo Cottage
– Iogurte natural
– Dentre muitos outros.
-
Pontos que você não pode esquecer
A Dieta Dukan permite que você se alimente de diversos tipos de comida. Assim, você deve saber que jamais é permitido ingerir qualquer alimento que não conste na lista oficial da dieta. As Frutoses estão terminantemente proibidas!
Realizar caminhas com duração de 20 a 30 minutos é algo mais do que indicado, é necessário para a sua saúde e aceleração do processo.
> Fase Cruzeiro – O segundo degrau da dieta dukan
Criada por um médico francês e aderida pela princesa inglesa Kate Middleton, a Dieta Dukan possibilita perder peso sem sentir fome. Te interessou? É isso mesmo, você não leu errado!
Essa dieta consegue fazer com que você alcance o peso desejado, mas sem sofrer. Isso explica e muito o “por que” de muitas pessoas por todo o mundo terem adotado esse método.
É muito provável que, se você está lendo sobre a fase cruzeiro, é porque já leu ou pesquisou sobre a dieta Dukan. Assim, você já tem alguma noção dos objetivos e dinâmica desta dieta.
A dieta dukan é dividida em fases: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização, tal maneira para perder peso mantém você com saúde.
-
Fique por dentro
Depois que você passa pelo primeiro nível da Dieta Dukan – Ataque, onde seu corpo é apresentado e tem de se acostumar com o seu novo cardápio, vem a fase Cruzeiro.
É nesta segunda etapa que você vai conquistar o peso ideal e o corpo que tanto sonhou – pelo menos se depender da alimentação.
Para todas as etapas existentes, a disciplina e rigor com a dieta, caminhadas e alimentação permitida é o que fará a coisa toda acontecer. Por isso, seja firme consigo mesma e mantenha-se na linha.
-
Alimentação na fase Cruzeiro
Nesta segunda etapa da dieta, fase cruzeiro, será introduzida a sua dieta alimentar, legumes e verduras. Você vai perder peso de forma mais lenta, cerca de 1 quilo por semana.
Na etapa Cruzeiro, os novos alimentos permitidos devem ser ingeridos em dias alternados a dias em que a proteína pura será consumida.
-
Cruzeiro PP e Cruzeiro PL
Agora, você irá viver dia de proteínas e legumes, mais conhecido como Cruzeiro PL. E também haverá dias de Cruzeiro PP, ou seja, proteína pura – onde os vegetais estão terminantemente proibidos. Assim, a sua nova rotina será alternar a alimentação diária entre PL e PP.
-
Duração dessa fase
A fase Cruzeiro deve ser mantida, alternando entre PL e PP, até que você alcance o seu peso ideal. Se você quiser, é permitida a opção de fazer 5 dias de PP e depois mais 5 dias de PL, ao invés de fazer a alternância constante de dias.
-
E os legumes, como devo consumi-los?
As verduras e legumes, agora permitidos em dias alternados de proteína pura, podem ser ingeridos sem restrição e como alimentos crus ou cozidos. Você pode comer a qualquer hora do dia e pode temperar os legumes utilizando limão, vinagre, iogurte e mostarda.
-
Exceções para legumes e verduras permitidos
Batata, arroz, milho, ervilha, feijão, lentilha e também o grão de bico não são permitidos entre as verduras e legumes da fase Cruzeiro. O motivo é simples, esses alimentos são ricos em amido. Então, nada de deslizar aqui.
-
Observações Importantes
A partir da etapa 2 da Dieta Dukan – fase Cruzeiro, o azeite de oliva é permitido desde que seja consumida apenas 1 colher por dia.
Todos os alimentos permitidos e que abrem a Dieta Dukan na fase Ataque – primeira etapa, continuam sendo permitidos.
Não deixe de fazer as caminhadas. Elas são importantíssimas em todas as fases da dieta.
Você perceberá que quando começar a fase Cruzeiro, sendo dia PL e depois dia PP, é normal que o seu peso aumente de forma rápida. Não precisa se desesperar. Pois depois de um dia de Cruzeiro PP o peso real será percebido.
Esse ligeiro aumento de peso acontece por causa da retenção de líquidos ocasionada por alguns legumes.
> Fase Consolidação – O terceiro degrau da dieta dukan
Quer emagrecer? Ver os dígitos na balança diminuírem? A Dieta Dukan é uma das mais escolhidas por quem quer perder peso de verdade.
Não adianta fazer loucuras para secar ou se manter no peso ideal se você não tiver saúde. É imprescindível que a saúde e o acompanhamento médico andem lado a lado. E essa é uma das justificativas de tal dieta dar tão certo. Ela faz emagrecer sem fazer mal à saúde.
A Dieta Dukan foi criada com um médico francês e consiste em 4 etapas importantíssimas, são elas: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização.
Para quem quer muito emagrecer, mas não gosta da ideia de sentir fome, essa dieta é excelente. Pois, essa maneira de emagrecer não te deixa com fome. Hoje, vamos ver mais especificamente sobre a etapa 3 – fase Consolidação.
-
Etapa 3 – Fase Consolidação
Passando pela fase Ataque e seguida pela fase Cruzeiro, o seu corpo já se ambientou e alcançou o peso tão sonhado.
E agora, o que devo fazer para manter o peso conquistado? É muito comum ver pessoas que emagreceram e não conseguiram com que aquele novo corpo se mantivesse para sempre. Por isso, a terceira fase – Consolidação, foi criada para que você emagreça e consolide o seu novo peso.
-
Alimentação na fase Consolidação
É na fase Consolidação que o seu novo peso, ainda instável, irá se consolidar. Agora será introduzida à sua dieta, carboidratos, frutas, queijos e pães integrais.
Quando você chegar à fase de Consolidação, não é mais necessário alternar entre dias de legumes e proteínas com dias de proteína pura. Pois, os legumes e verduras estão livres para consumo. Todavia, pelo menos 1 dia da semana durante toda a vida, você deve ingerir apenas proteína.
-
Duração de execução dessa fase
Para cada quilo que você perdeu, devem ser contado 10 dias. Assim, você saberá quanto tempo irá durar a fase Consolidação. Por exemplo, se 5 quilos foram eliminados, você vai manter-se nessa fase por 50 dias. Depois, a Consolidação é dividida em 2 sub etapas – 25 dias e 25 dias.
-
Primeira Etapa da Fase Consolidação
Nessa primeira fase, ou nos primeiros 25 dias – como no nosso exemplo, sua dieta deve ser:
– 1 dia de jantar de gala por semana
– 1 dia de com porção de feculentos (massa, batatas, etc) por semana
– Ingerir pelo menos 1 fruta todos os dias
-
Segunda Etapa da Fase Consolidação
Após a primeira fase, sua dieta deverá ser alterada para a segunda fase da etapa de Consolidação. Sendo:
– 2 dias de jantar de gala na semana
– 2 dias com porção de feculentos (massa, batatas, etc) na semana
– Ingerir 2 frutas todos os dias
-
Observações e Exceções
Para o jantar de gala você pode comer qualquer coisa, desde sobremesa até uma taça de vinho. Seja café da manhã, almoço ou jantar, em nenhuma hipótese você pode repetir o prato.
Para as frutas, apenas banana, uva e cereja não são permitidas. Fique de olho no tamanho das frutas, elas devem ser de tamanho médio.
> Fase de estabilização – O quarto degrau da Dieta Dukan
A Dieta Dukan funciona. Muitas pessoas já perderam peso e se sentem muito mais saudáveis seguindo os passos deste programa de emagrecimento que faz sucesso no mundo todo.
O segredo para alcançar os resultados esperados é seguir as regras. A verdade é que esse é um programa muito flexível e por isso, quando estiver difícil, é só esperar a próxima fase chegar.
Se você já está lendo sobre a fase de estabilização é porque está interessado nesta dieta ou ainda melhor: já está chegando neste último passo! Essa é a fase que você irá levar para o seu dia a dia.
É preciso lembrar que o modelo Dukan deve ser seguido como um estilo de vida. Desta maneira, podemos afirmar que é uma dieta que não acaba, porém é incorporada no seu cotidiano.
Veja agora tudo que você irá fazer na fase de estabilização e não deixe de seguir rigorosamente as regras do programa. Assim, certamente você irá conseguir diminuir suas medidas e chegar até o peso que você deseja.
-
Dia da proteína
A proteína está sempre presente nesta dieta. Como você deve imaginar, a ultima etapa, fase de estabilização, também possui uma regra para esse grupo de alimentos. É preciso fazer o “dia da proteína” ao menos uma vez por semana.
Neste dia você deverá ingerir apenas proteína, dentro das opções que a própria dieta oferece. Muitos aderem a quinta-feira com como esse dia. Essa é uma sugestão do próprio criador desta dieta.
-
Exercícios físicos
Sim, como uma boa dieta é preciso atrelar a reeducação alimentar com os exercícios físicos. Nesta última fase você deve se comprometer a fazer caminhadas de 20 minutos ao menos uma vez por dia, todos os dias.
Para otimizar ainda mais os resultados o segredo é explorar as escadas. Utilize-as sempre que possível, assim sua caminhada vai oferecer muito mais benefícios para você ajudando a perder peso e garantir mais saúde.
-
Farelo de aveia
Essa é a última regra. Como você pode ter visto, esse é um passo fácil, mas para chegar até ele você já terá dado ao seu corpo tudo que é necessário para que ele perca peso, mas sem atingir o seu bem estar.
O farelo de aveia tem tudo a ver com a dieta Dukan. Na fase final deste programa é preciso tomar três colheres de farelo de aveia todos os dias. Não deixe esse ingrediente essencial faltar para você!
-
A confiança
A dieta Dukan encantou tantas pessoas o mundo por seu modo simples de reeducar a alimentação. Por isso, o criador acredita que o tempo que você levou para chegar até esse último passo te ensinará a fazer boas escolhas na hora de alimentar-se.
Emagrecer com saúde – A Dieta Dukan é Uma Boa Escolha?
Se você não conhece alguém que faz, provavelmente já ouviu falar de algum famoso que entrou em forma através da dieta Dukan, não é verdade?
Há uma grande diversidade de dietas que prometem milagres de uma hora para outra, mas a dieta Dukan é a que mais está nos holofotes na atualidade, pois é considerada um método para emagrecer com saúde.
A dieta Dukan é dividida em quatro etapas e quem faz garante que é muito eficiente para eliminar os quilos extras.
Entretanto, será que ela ajuda a emagrecer com saúde? Antes de colocá-la em prática é necessário conhecê-la. Acompanhe abaixo, se a dieta Dukan é uma boa escolha para perder peso.
-
Dieta Dukan ajuda a emagrecer com saúde?
A dieta dukan apresenta um grande potencial para quem deseja emagrecer, pois a restrição dos carboidratos é severa, principalmente na primeira fase. Quando essa dieta é combinada com exercício físicos, os resultados são potencializados.
A atividade física pode ser algo simples como, por exemplo, caminhar, correr ou pedalar desde que seja praticada com regularidade e no tempo determinado em todas as fases da dieta.
-
Quanto Tempo Dura a Dieta Dukan?
A dieta Dukan é uma boa escolha para emagrecer com saúde porque tem uma duração de 6 meses, ou seja, não promete ser milagrosa de uma hora para outra como os demais métodos emagrecedores.
Dessa maneira, esta dieta possibilita que você emagreça de forma saudável e reeducando o seu organismo para comer na quantidade e qualidade adequada.
-
Quanto é Possível Emagrecer com saúde Com a Dieta Dukan?
A primeira fase da dieta Dukan que é a de Ataque promove um emagrecimento maior e em menor tempo, sendo possível perder até 5 kg a cada 15 dias. Nas outras três etapas da dieta, a perda de peso é em média 1 kg por semana.
-
Até Quando é Necessário Fazer a Dieta Dukan?
A duração média da dieta Dukan é de 6 meses, após este tempo pode-se voltar à alimentação normal, mas fazendo refeições saudáveis em quantidades moderadas e continuar a prática de exercícios físicos para manter o peso conquistado e não sofrer com o efeito sanfona.
A dieta pode ser praticada até quando você conquistar o corpo desejado.
Dieta Dukan antes e depois
Uma das dietas modernas e que está fazendo muito sucesso atualmente, sem dúvidas é dieta Dukan. A prova disso é que muitas celebridades desejando obter um corpo mais sensual, bonito e que destaque a silhueta, vem adotando essa dieta no seu dia a dia.
Isso está ocorrendo, pois a dieta dukan promete a perda de peso sem a indesejável flacidez e ainda oferece um cardápio fome zero! Ou seja, cada fase apresenta seu respectivo cardápio e você pode comer livremente, sem se preocupar com a quantidade.
Porém, é importante comentar que a fase de ataque é a mais difícil para quem está iniciando a dieta dukan e não é raro ver pessoas que estão nauseadas, se sentido fracas, dentre outros sintomas. Isto ocorre devido a falta de carboidratos no organismo, o principal combustível do organismo.
Então, ao escolher a dieta dukan como método para emagrecer, não deixe de ir ao seu médico ou nutricionista para que ele (s) possa (m) criar um excelente cardápio e assim impedir que seu organismo fique debilitado.
Portanto, se você quer perder peso definitivamente e sem sofrer, veja a seguir mais informações sobre a dieta Dukan e o antes de depois de adeptos que fizeram essa dieta.
-
Como funciona?
Antes de ver o antes e o depois para saber o resultado da Dieta Dukan, também é muito importante saber como ela funciona. Ao contrário de outras dietas da moda que são curtas e fazem perder peso em pouco tempo, essa dieta é longa, mas garante a perda de peso eficaz e a manutenção do resultado por toda a vida.
Cabe salientar que a grande vantagem da dieta dukan é que vem acompanhada da fase especial “comer a vontade”. Enquanto muitas dietas afirmam que para perder peso você precisa comer menos, a dieta dukan quebra esse paradigma.
Entretanto, esse comer a vontade, não quer dizer que você poderá comer tudo o que quiser, mas sim a quantidade que desejar de determinados alimentos.
Por isso, na dieta Dukan você pode comer o tanto de proteína que quiser, até se sentir satisfeito. Isso porque a proteína é o nutriente principal dessa dieta, e na primeira fase é praticamente o único tipo de alimento permitido. Mas, mesmo com essa restrição não tem como passar fome.
É importante deixar bem claro que o excesso de proteínas pode exigir que seus rins trabalhem mais, então o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia é obrigatória, além de da prática esportiva.
-
Dieta Dukan antes e depois
Se você está querendo perder peso e precisa de uma inspiração veja a seguir o antes e o depois na vida de mulheres que fizeram direitinho a dieta Dukan no seu dia a dia.
a. Nessa primeira o resultado é muito inspirador já que a seguidora da dieta dukan perdeu 17 quilos.
b. Já nesse outro exemplo de antes e depois é possível notar uma grande diferença no tamanho do abdome da praticante da dieta Dukan.
c. O antes e depois da dieta Dukan na ex-BBB Paulinha é surpreendente. Antes de fazer a dieta ela estava bem acima do peso e depois ficou com o corpo escultural.
Até a cantora Jennifer Lopez que estava um pouco mais cheinha apostou na Dieta Dukan e secou em pouco tempo. Agora ela está com o corpo mais sequinho, durinho e definido.
Cardápio da dieta dukan para todas as fases
Para você que é adepto do corpo sequinho e da silhueta bem definida, queremos apresentar o cardápio da dieta dukan referente a todas as fases. Continue lendo e aprenda como montar seu cardápio da dieta dukan para o seu dia a dia!!!
A dieta Dukan proporciona uma perda de peso em pouquíssimo espaço de tempo. O cardápio da dieta dukan baseia-se na utilização de determinados alimentos em detrimento de outros, o que proporciona uma queima rápida de gordura, além de acelerar o metabolismo do organismo.
Um estudo realizado no EUA, concluiu que 95% das pessoas que emagrecem recuperam o peso perdido e isto ocorre devido a má alimentação e as dietas da moda. Apesar da dieta dukan ter sido bem falada pelas celebridades mundial, Jennifez Lopes e a princesa Kate, ela é uma dieta eficaz quando seguida fielmente.
Por isso, conhecendo o cardápio da dieta dukan você saberá o que comer em cada etapa da dieta e assim você vai emagrecer e manter o peso conquistado por muitas anos.
-
Cardápio da dieta dukan – As etapas da dieta
A dieta dukan é dividida em 4 fases e cada uma delas tem características peculiares, sendo:
a. Fase 1: Ataque
Só é permitido o consumo de proteínas magras e tem a duração de 2 a 7 dias.
b. Fase 2: Cruzeiro
Pode-se consumir verduras e legumes (com exceção da batata), em dias alternados com a proteína pura.
c. Fase 3: Consolidação
Permite que se consuma em conjunto os alimentos da fase 1 e 2. A única particularidade é que as quintas feiras ficam reservadas para o consumo exclusivo de proteínas magras.
d. Fase 4: Estabilização
Todos os alimentos são permitidos, desde que seja mantida todas as quintas feiras feira com proteína pura.
-
Cardápio da dieta dukan para cada etapa
a. Fase 1: Ataque
Conforme dito anteriormente, a fase de ataque dura de 2 a 7 dias, então vamos informar o cardápio da dieta dukan para cada dia.
a.1- Primeiro Dia:
Café Matinal:
Opção 01: Chá ou café, queijo com baixo índice de gordura (cottage, de preferência), grelhar duas fatias de peito de peru.
Opção 02: Chá de camomila, panini dukan com queijo com baixa gordura e dois pedaços (fatias) de peru defumado.
Lanche Matinal:
Opção 01: Dois pedaços de queijo branco.
Opção 02: Três pedaços de peito de peru.
Opção 03: Chá de hibisco e um ponte de gelatina do tipo zero
Almoço:
Opção 01: Um bife vietnamita e um iogurte com índice de gordura baixo.
Opção 02: Duas porções de frango grelhado coberto com queijo de baixo teor de gordura (cottage) e ovo de codorna.
Lanche da tarde:
Opção 01: Você pode fazer uma panqueca de canela com aveia
Opção 02: Chá de hibisco
Jantar:
Opção 01: Pedaços de frango e camarão.
Opção 02: Peito de peru com ovo.
a.2- Segundo Dia:
Café Matinal:
Opção 01: Chá ou café, omelete com pedaços de presuntos com baixo índice de gordura.
Opção 02: Café, pão de leite, um iogurte desnatado e uma gelatina do tipo zero.
Lanche Matinal:
Opção 01: Dois pedaços de queijo branco.
Opção 02: Três pedaços de peito de peru.
Opção 03: Chá de hibisco, duas fatias de peito de peru e queijo cottage com baixo índice de gordura.
Almoço:
Opção 01: Camarão e peixe (truta) com ervas.
Opção 02: Dois pedaços de bife coberto com iogurte e dois pedaços (cubos) de queijo frescal.
Lanche da tarde:
Opção 01: Mingau de aveia e café ou chá.
Opção 02: Chá de hibisco e uma gelatina do tipo zero.
Jantar:
Opção 01: Ovos de frango cozido.
Opção 02: Omelete com pedaços de peito de peru.
a.3- Terceiro Dia:
Café Matinal:
Opção 01: Café ou chá com pedaços de presunto e queijo.
Opção 02: Café com leito (desnatado), dois ovos e o panini.
Lanche Matinal:
Opção 01: Dois pedaços de queijo branco.
Opção 02: Três pedaços de peito de peru.
Opção 03: Chá de hibisco e chips de surimi/kani
Almoço:
Opção 01: Omelete e grelhar um peito de frango
Opção 02: Espetinho de frango.
Lanche da tarde:
Opção 01: Aveia com iogurte com zero de gordura.
Opção 02: Chá de hibisco e uma gelatina do tipo zero.
Jantar:
Opção 01: Dois pedaços de queijo branco e nugget de frango.
Opção 02: Hambúrguer de frango.
a.4- Quarto Dia:
Café Matinal:
Opção 01: Café ou chá com ovos e queijo (minas, de preferência).
Opção 02: Chá de hortelã, um pote de gelatina tipo zero e bolinho protéico.
Lanche Matinal:
Opção 01: Dois pedaços de queijo branco.
Opção 02: Três pedaços de peito de peru.
Opção 03: Chá de hibisco e três biscoito (de coco, preferencialmente).
Almoço:
Opção 01: 150 gramas de carne vermelha grelhada com omelete.
Opção 02: Almondegas com recheio de ovo de codorna.
Lanche da tarde:
Opção 01: Café ou chá e muffins de aveia.
Opção 02: Chá de hibisco e salsichão em pedaços.
Jantar:
Opção 01: Sopa, de preferência de salmão.
Opção 02: Ovos cobertos com queijo cottage e pimentão.
a.5- Quinto Dia:
Café Matinal:
Opção 01: Café ou chá com iogurte de baixo índice de gordura e aveia.
Opção 02: Café, um omelete com peito de peru, dois ovos (sendo uma gema e duas claras) e panini.
Lanche Matinal:
Opção 01: Dois pedaços de queijo branco.
Opção 02: Três pedaços de peito de peru.
Opção 03: Chá de hibisco, iogurte desnatado e gelatina tipo zero.
Almoço:
Opção 01: Grelhar um pedaço de bife de peru e duas fatias de presuntos.
Opção 02: Grelhar peito de frango e a aplicar cobertura de mostarda (dijon, de preferência).
Lanche da tarde:
Opção 01: Refrigerante diet e biscoitos de aveia.
Opção 02: Chá de hibisco e uma gelatina do tipo zero.
Jantar:
Opção 01: Dois pedaços de queijo minas e almôndegas assadas.
Opção 02: Quiche de queijo
a.6- Sexto Dia:
Café Matinal:
Opção 01: Café ou chá com ovos de frango.
Opção 02: Café com leite, panqueca, um iogurte (desnatado, de preferência) e uma gelatina do tipo zero.
Lanche Matinal:
Opção 01: Dois pedaços de queijo branco.
Opção 02: Três pedaços de peito de peru.
Opção 03: Chá de hibisco e uma gelatina zero.
Almoço:
Opção 01: Grelhar um pedaço de bife de peru e duas fatias de presuntos.
Opção 02: Bife cozinhado ao tipo rolê
Lanche da tarde:
Opção 01: Refrigerante diet e biscoitos de aveia.
Opção 02: Chá de hibisco e ambrosia.
Jantar:
Opção 01: Dois pedações de queijo minas e almôndegas.
Opção 02: Salada.
a.7- Sétimo Dia:
Café Matinal:
Opção 01: Café ou chá com ovos.
Opção 02: chá preto, panini, peito de peru e queijo com 0% de gordura.
Lanche Matinal:
Opção 01: Dois pedaços de queijo branco.
Opção 02: Três pedaços de peito de peru.
Opção 03: Chá de hibisco, iogurte desnatado e gelatina tipo zero.
Almoço:
Opção 01: Salmão defumado e panqueca de aveia.
Opção 02: bolo de bife bovino.
Lanche da tarde:
Opção 01: Iogurte com 0% de gordura e café.
Opção 02: Chá de hibisco e uma gelatina do tipo zero.
Jantar:
Opção 01: Frango sem pele assado.
Opção 02: Sopa (frango de preferência).
b. Fase 2: Cruzeiro
Cabe salientar que nesta fase o cardápio da dieta dukan utiliza alguns elementos da fase de ataque.
Nesta fase, você deve acrescentar ao seu cardápio da dieta dukan verduras e legumes e continuar nesta fase até atingir o peso desejado.
Os alimentos ricos em amido (arroz, feijão, lentilha, batata, dentre outros) não deve ser ingerido com frequência. Outro quesito muito importante é a ingestão de no mínimo 1,5 litros de água e uma colher de sopa de azeite por dia.
Os alimentos liberados nesta fase são:
– Iogurtes (de frutas e de soja natural)
– Proteína e leite de soja
– Amido de milho
– Polenguinho
– Queijo com baixo teor de gordura.
– Molho de soja
– Calabresa de frango
c. Fase 3: Consolidação
Nesta fase você vai manter o peso conquistado e com esse obejetivo, essa fase se estenderá por um tempo minimo de 10 vezes o peso perdido, ou seja, se você perdeu 5 quilos, então a fase de consolidação será de 50 dias.
Cabe salientar que, nesta fase você deve, nas quintas feiras, utilizar o cardápio da fase de ataque, ou seja, apenas proteínas devem ser consumida e muito água.
O cardápio da dieta dukan para a fase de consolidação permite ingerir qualquer alimento das fases anteriores, lembrando que as quintas ferias deve-se obedecer a fase de ataque.
d. Fase 4: Estabilização
É nesta fase que você pode voltar ao cardápio normal antes de iniciar a dieta dukan, porém até o último dia da sua vida você deverá, nas quintas feiras, obedecer o cardápio da fase de ataque, consumir três colheres de sopa de aveia diariamente e muitas água.
Continue lendo e fique por dentro dos prós e contra da dieta dukan.
-
Dieta Dukan – Pontos positivos:
– A ingestão de alimentos que fornecem proteínas realmente leva ao emagrecimento rápido, isso é certo. A pessoa então passa a sentir maior motivação ao ver os resultados em curto espaço de tempo e se anima a prosseguir.
– A Dieta Dukan também não restringe quantidades, ou seja, pode-se comer proteínas à vontade e na hora que quiser, o que para muitas pessoas é um ponto positivo, pois não sentem fome.
– Na fase de transição, consolidação e estabilização são permitidos os legumes e as verduras, o que é bom para o organismo.
– A dieta proíbe as frituras, privilegiando os cozidos e grelhados, o que com certeza é um ponto a favor, pois estamos bem cientes dos prejuízos que nossa saúde sofre com as gorduras advindas das frituras.
– Outro ponto a favor é o incentivo à prática de exercícios diários e a ingestão de bastante água, fazendo com que todos esses fatores se tornem um ponto de partida para uma dieta equilibrada e saudável ao longo da vida.
-
Dieta Dukan – Pontos negativos:
– O organismo necessita da energia obtida com os carboidratos. A restrição desse grupo alimentar no cardápio pode trazer danos ao organismo, predispondo a pessoa a sentir fadiga, sonolência, perda de energia corporal e até desmaios.
– Conforme os especialistas, quem pratica exercícios físicos precisa de carboidratos para que o corpo consiga energia, porém a dieta dukan retira ou restringe o consumo de carboidratos em algumas fases, podendo trazer prejuízos a saúde, ao invés de benefícios.
– Segundo os nutricionistas, a perda rápida de peso na verdade é perda de massa magra. Há bastante dificuldade em se manter o peso, e o que normalmente acontece é que a pessoa volta a adquirir todos os quilos que perdeu, em pouco tempo, caso a dieta seja abandonada.
– A baixa ingestão de fibras também pode prejudicar o bom funcionamento do intestino, causando prisão de ventre e desconfortos. Apesar da Dieta Dukan mandar que se coma 3 colheres de sopa de farelo de aveia diariamente, os nutricionistas afirmam que a quantidade não é suficiente para suprir o organismo.
-
Dieta Dukan – Problemas a longo prazo:
– Como já mencionado, a alta ingestão de proteínas pode predispor o organismo a doenças cardiovasculares, hipertensão, alto colesterol e AVC. Cabe salientar que as proteínas são grandes fontes de colesterol.
– O alto consumo de proteínas também pode causa o aumento do ácido úrico no sangue, sendo este responsável pelas deformações nas articulações.
– Pessoas com doenças crônicas, como diabetes e/ou problemas renais, podem ter suas doenças agravadas. É necessário que essas pessoas consulte um médico antes de iniciar qualquer dieta.
Veja o comentário de Pierre Dukan
Considerações Finais:
Neste artigo falamos sobre as fases da dieta dukan e também sobre os prós e contra dessa dieta. Cada fase tem suas peculiaridades referente a alimentação e perda de peso. Esperamos que este artigo possa ter sanado todas as suas dúvidas sobre as fases da dieta dukan.
Outro quesito muito importante é que tenha bastante cautela se quiser iniciar um regime. Procure sempre um nutricionista, o qual fará um programa de emagrecimento adequado às suas necessidades, levando em conta o consumo de gorduras boas, proteínas e carboidratos.
Uma dieta feita com o acompanhamento de uma profissional vai poder proporcionar uma perda real de peso, vai promover uma reeducação alimentar e garantia de saúde integral e duradoura.
Gostou do artigo? Faltou alguma informação? Deixe seu comentário