nav-left cat-right
cat-right

Café da manhã rico em proteínas emagrece

Há muito ouvimos que o café da manhã deve ser a principal refeição do dia.  Mas poucas vezes essa máxima é verificada a fundo. Abaixo poderemos ter uma melhor noção sobre a veracidade e a experimentação correta dessa afirmação.

Por que o café da manhã é a principal alimentação?

De acordo com pesquisadores da University of Missouri, confirmando novas tendências de dietas, se o café da manhã for rico em proteínas poderá ajudar a emagrecer, controlando o apetite, o que diminui as chances de ingerir durante o dia alimentos com altos teores de açucares e gorduras. O estudo americano analisou a alimentação rotineira de voluntários que deveriam consumir 35 gramas de proteínas no café da manhã, incluindo ovos, carne magra e queijo cottage. A refeição inteira totalizava 350 calorias. Os voluntários foram submetidos a exames de sangue diários e a escaneamento do cérebro antes do jantar. Os resultados da pesquisa completa remeteram a afirmação de que um café da manhã com grande concentração de proteína causa sensação de saciedade e reduz a atividade cerebral que causa os impulsos por alimento, evitando consumos calóricos no restante do dia.

Quais alimentos são ricos em proteínas e que podem fazer parte do seu café da manhã?

Os alimentos ricos em proteínas são os de origem animal e algumas combinações entre vegetais que também pode gerar grandes fontes de proteínas. Alguns deles: carne de vaca, carne de frango, queijo, pescada, salmão, ovo, feijão, lentilha, ervilha, iogurte e leite. Tais alimentos podem ser considerados ricos em proteínas.

Cardápios

Seguem abaixo, algumas opções de cardápios, com variações e equilíbrio para começar o dia com uma gostosa dieta proteica:

1 pote de iogurte natural desnatado, misturado com 1 maçã bem picada

1 torrada integral

1 colher de sopa de creme de ricota

1 pote de iogurte de frutas com 0% de gordura, misturado com uma colher de sobremesa de semente de linhaça triturada

1 ovo mexido

1 torrada integral

 1 copo, de 200ml, de leite de soja light, bem batido, com ½ papaia e uma colher de sobremesa de semente de linhaça triturada

1 fatia de queijo minas frescal light

1 torrada integral

 1 xícara de chá de leite desnatado batido com ½ papaia e uma colher de sopa de aveia em flocos grossos

1 fatia de queijo ricota

 1 copo, de 200ml, de leite de soja light, batido com 4 morangos e ½ colher de sopa de óleo de coco

3 fatias leves / finas, de peito de peru

1 fatia de pão de forma integral light

Alguns cuidados em uma dieta que envolva proteínas.

Os cardápios apresentados acima são bem elaborados também na questão de equilíbrio, ou seja, será consumida uma quantidade correta de proteínas associadas, a fim de que não se “passe fome” e se tenha um dia com mais qualidade e menos apetite. Mas existem algumas dietas mais rigorosas a base de proteínas, com as quais deve existir uma atenção especial. Baixando o consumo de carboidratos, as pessoas tenderão a emagrecer, mas a simples “substituição” de pães e massas, por exemplo, por proteína e gordura animal poderá aumentar o risco de desenvolvimento prematuro de câncer e doenças cardíacas. Portanto os exageros na condução de uma dieta protéica devem ser evitados, e na dúvida, um profissional da área de nutrição deve ser consultado.

OBS.: CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER 



CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER:

Entregue por FeedBurner

Comments are closed.