nav-left cat-right
cat-right

Termogênicos: O que são e quais são eles



Os alimentos termogênicos são aqueles que, devido às suas propriedades, aceleram o metabolismo e produzem um gasto maior de energia no organismo. Por aumentarem a temperatura do corpo, fazem com que o organismo queime mais calorias e são excelentes auxiliares em regimes de emagrecimento.

Não é só isso, mas os alimentos termogênicos ainda ajudam a melhorar a circulação sanguínea, auxiliam na redução de alguns tipos de câncer, ajudam na boa digestão e no bom funcionamento intestinal.

Dicas Saúde da Mulher apresenta uma lista com alguns alimentos termogênicos, para que você conheça e inclua em seu cardápio:

Figura 01: Chá verde

Chá verde: antioxidante, tem efeitos diuréticos e combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e algumas doenças, como o câncer.

Além disso, o chá verde também ajuda a combater o colesterol, doenças cardiovasculares e problemas intestinais. Uma ressalva para quem tem problemas crônicos de insônia: consumir o chá verde com cautela e evitar ingerir à noite, pois corre o risco de piorar o problema.

Canela: a canela também é antioxidante, portanto ajuda na prevenção do envelhecimento. Tem também propriedades antibacterianas, auxiliando o sistema imunológico e trazendo benefícios ao organismo como um todo. Pode ser utilizada junto com frutas ou até mesmo adicionada no café. 

GengibreAuxilia no tratamento de gripes e resfriados, nas dores de garganta e até mesmo nos enjoos e náuseas. Entre seus nutrientes, encontramos a vitamina B6, o potássio e o magnésio. O gengibre pode ser consumido cru, em pequenos pedaços, em forma de chá ou adicionado a pratos de carne ou peixe. 

Pimenta vermelha: muito utilizada por pessoas que sofrem de dores de cabeça, a pimenta vermelha é um excelente alimento termogênico. Antioxidante , rica em vitamina C, ainda ajuda a prevenir a diabetes, o câncer na próstata e o mal de Alzheimer. O indicado é que se consuma por volta de 3 gramas diariamente. 

Figura 02: Água gelada, um eficiente termogênicos

Água gelada: a água gelada também gera um gasto maior de energia no organismo, já que o corpo precisa trabalhar mais para regular a temperatura corporal. O resultado é uma queima maior de calorias, ocorrendo a perda de peso. Contudo, para sentir os efeitos benéficos no corpo, é necessário ingerir por volta de 8 copos de água gelada todos os dias.

É importante mencionar que esses alimentos devem ser consumidos com cautela por pessoas com restrições médicas, já que não são indicados por quem tem problemas de hipertensão, problemas cardíacos, intestinais, disfunções na tireóide, úlceras ou insônias, por exemplo. Portanto, o indicado é consultar antes o médico antes de começar a ingerir os termogênicos.

Além disso, para que os resultados sejam sentidos, o consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios.

Vídeo muito legal sobre os alimentos termogênicos, confira!!!






CADASTRANDO-SE EM NOSSO INFORMATIVO DICAS SAÚDE DA MULHER, VOCÊ RECEBERÁ DIVERSAS DICAS SOBRE SAÚDE DA MULHER:

Entregue por FeedBurner

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>