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Cereais integrais, alimentação saudável?

Sempre ouvimos falar que devemos consumir cereais integrais se quisermos ter uma alimentação saudável. E é verdade. Os cereais integrais promove uma alimentação rica em fibras, o que traz aquela sensação de saciedade no organismo, fazendo com que o intestino funcione melhor e promovem o controle dos índices de glicemia do sangue, entre outras coisas. Tudo de bom, não é?

Além disso, se desejamos ter uma alimentação rica em carboidratos, proteínas e ômega 3 e 6, as “gorduras do bem”, os cereais integrais são uma ótima escolha.

Todos esses componentes fazem com que os cereais integrais sejam uma alimentação rica em vitaminas, ótimas fontes de energia, antioxidantes, auxiliando na prevenção de doenças e  na manutenção da boa saúde.

Cada vez mais encontramos cereais integrais nas prateleiras dos supermercados e lojas de produtos naturais, com grande variedade de itens.

A seguir listamos alguns deles:

  • Aveia: permite ter uma alimentação rica em fibras, gorduras boas, ferro e grande fonte de energia. Auxilia no controle das taxas de colesterol, glicemia e diabetes. Pode ser consumida adicionada em iogurtes, vitaminas, bolos, mingaus, etc.Cereais integrais Cereais integrais, alimentação saudável?
  • Arroz integral: outra maneira de ter uma alimentação rica em fibras e proteínas é substituindo o arroz branco pelo arroz integral. Isso porque o arroz integral possui sua casca preservada e possui maior concentração de fibras.
  • Cevada: alimentação rica em cevada ajudam a prevenir o envelhecimento, pois contém antioxidante. Também é boa fonte de carboidratos e proteínas, fornecendo energia ao organismo.
  • Quinua: cereal muito em destaque ultimamente, a quinua é grande fonte de proteínas, minerais e ômega 3 e 6, que auxiliam na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Para uma alimentação equilibrada, o indicado é consumirmos 5 a 6 porções de grãos ao dia, sendo que dentre elas, 3 porções devem ser de cereais integrais.

Essas porções podem ser facilmente consumidas numa alimentação, como por exemplo: aveia e cereais matinais no iogurte e vitaminas do café da manhã, arroz integral no almoço e no jantar, além de pão integral ou de centeio no lanche da tarde.

Resumindo, alguns efeitos de uma alimentação com cereais integrais para nosso organismo:

- redução nos níveis do colesterol;

- auxiliar no controle e prevenção de diabetes;

- auxiliar na manutenção e perda de peso;

- previne o aparecimento de alguns tipos de câncer, especialmente no estomago e intestino;

- promove o bom funcionamento do intestino, já que possui muitas fibras.

Quem nunca consumiu cereais integrais numa alimentação e quer começar, é bom ir aos poucos, gradativamente, e observar se aparecem algumas reações no organismo, como gases ou indisposições.

Também as pessoas que têm intolerância ao glúten devem ficar atentas, pois alguns desses alimentos contém glúten em sua composição e são contra indicados.

Em caso de dúvidas, sempre é bom consultar um nutricionista, que é o profissional mais indicado para orientar com relação às quantidades adequadas a cada caso.

Boa sorte!

O vídeo apresenta os benefícios dos cereais integrais para a saúde.

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